PACOTE

Tour a Pé pelo Centro Histórico

Museu-imperial-cortado.jpg
catedral.jpg
barão-teresopolis.jpg

TOUR A PÉ PELO CENTRO HISTÓRICO

$ | CENTRO

Quer fazer um tour por Petrópolis a pé? Existem pelo menos 6 roteiros para percorrer todo centro histórico da cidade.

1- O primeiro é na Avenida mais famosa da cidade: Avenida Koeller, com mais de 20 casarões da cidade, conhecendo a história de cada um deles.
- a História dos prédios e casarões, muitos deles transformados hoje em endereços comerciais como Prefeitura, Hotéis e Escolas. Todos tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional
- Quem foram seus construtores e habitantes ilustres, a maioria deles amigos do Imperador.Há muitos casarões que pertenceram a médicos da Família Imperial e também muitos aristocratas e nobres da época. Inclusive a casa da Princesa Isabel, uma das primeiras construções da Avenida.

2- Praça da Liberdade: É a principal praça do Centro da cidade de Petrópolis. Foi denominada Praça da Liberdade em 1888, porque ali se reuniam os escravos livres para comprar a liberdade dos companheiros que ainda eram mantidos nas senzalas. O passeio começa por lá e faz um circuito pelo centro histórico.

3- Avenida Ipiranga: uma das mais antigas da cidade. Datada de 1862 e erguida com a ajuda dos colonos alemães. reúne vários prédios históricos tombados pelo IPHAN, colégios e restaurante. Uma deles é a Casa da Ipiranga, de 1884, com jardins projetados pelo botânico do império, o francês Auguste Glaziou. O passeio percorre a pé a rua e suas famosas construções. Também aqui está a primeira igreja Luterana do Brasil.

4- Palácio de Cristal: Foi inaugurado em 1884 para abrigar exposições de flores, pássaros e produtos agrícolas. Sua estrutura pré-moldada, em ferro fundido, foi encomendada a uma fundição na França pelo Conde D`Eu, sendo montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Hoje recebe eventos culturais e exposições. Sua mais famosa festa ocorreu no domingo de Páscoa de 1888, na qual a princesa Isabel junto a seus filhos entregou cartas de alforria a escravos, a maioria indenizando os seus senhores com notável campanha desenvolvida na cidade. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da antiga Praça da Confluência. No início de 2021, está fechado para obras.

5- Rua do Imperador: Foi em 1845 o centro comercial da cidade desde a fundação da Imperial Colônia de Petrópolis. A partir de 1850, começou a construção de vivendas e sobrados com lojas comerciais no térreo, cujos proprietários eram portugueses e alemães. A elite política e financeira Imperial construía suas vivendas nas ruas próximas à Rua do Imperador. Em 1857 já havia um considerável comércio pela rua. Hoje abriga a área de grande comércio de Petrópolis, das mais variadas atividades. É a rua mais movimentada da cidade.

6- Museu Imperial: Monumento à memória do império e da cidade. Reúne o maior acervo da história Imperial Brasileira. Foi residência de verão da família imperial, depois se transformou em colégio e em 1940 Getúlio Vargas transformou o Palácio em Museu. É a principal atração turística e histórica da cidade e recebe uma média de 300 mil pessoas ao ano. O passeio inclui os jardins e o entorno do Museu.

O organizador dos roteiros é a Associação de Guias de Petrópolis (AGP). São cerca de duas horas cada um, de manhã ou à tarde, ao preço de R$ 10 por pessoa.

Maiores informações: 24-98842-3235.

 Devido à Covid, alguns estabelecimentos podem ter mudado horário ou outro dado informado acima. Sugerimos entrar em contato com o local para confirmar se ainda está funcionando. Pedimos, por gentileza, que avise-nos pelo whatsapara (21) 99211-4206 se há algum dado incorreto nas informações acima.

- Petrópolis - RJ
Telefone: (24) 98842-3235




Coloque no seu roteiro

Foto divulgação da PMP

Visite Petrópolis

Tem Petrópolis para todos

Clique no seu perfil e descubra que atrações Petrópolis reserva para você!

Quero
Romance

Amo
História

Adoro
Frio

Ar Puro
e Sossego

To Levando
a Garotada

Classe
Econômica

Sou
Radical

Luxo
por Favor

Saúde é o
que Interessa

Sou
Mochileiro

Ando
com Fé

Fome de
Cultura

Pacotes prontinhos e ofertas especiais

A melhor gastronomia da serra

divulgação - foto cedida pelo Petropolis Convention & Visitors Bureau

Bruno Wanderley- cedida pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB)

Visite Petrópolis

divulgação- foto cedida pelo Petropolis Convention & Visitors Bureau (PCVB)

imagem cedida pelo Petropolis Convention & Visitors Bureau

Hospedagem que se encaixa nos seus planos

Últimos posts do blog

Conheça o melhor de cada região

Por que ficar mais de 1 dia

PETRÓPOLIS TEM
NATUREZA

Parques naturais, lagos e mais de 100 cachoeiras

PETRÓPOLIS TEM
HISTÓRIA

Centro histórico preservado com arquitetura original

PETRÓPOLIS TEM
GASTRONOMIA

Excelência em alta gastronomia e cozinha local

PETRÓPOLIS TEM
AVENTURA

Trilhas, Bike e Esportes

PETRÓPOLIS TEM
ENTRETENIMENTO

Calendário repleto de festas e eventos

PETRÓPOLIS TEM
COMPRAS

Ruas de comércio e artesanato

NOSSOS PARCEIROS

© 2021, IDIGO - AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL