Descubra Petrópolis

Petrópolis:

passeios

Você é daqueles que adora sentir a adrenalina de voar livremente pelo céu, admirando as paisagens e desafiando os limites? Então você precisa conhecer as rampas de voo livre em Petrópolis, um destino que oferece diversas opções de aventura e lazer para os amantes dos esportes radicais. Uma delas é o voo livre, que pode ser praticado em três rampas principais: a rampa do Alto Morin, a rampa do Parque São Vicente e a rampa da Siméria.

Visual do alto em vôo livre decolando da cidade de Petrópolis

Neste post, vamos te contar um pouco sobre cada uma delas e te dar algumas dicas para aproveitar ao máximo essa experiência incrível.

Conheça as 3 pistas de vôo livre de Petrópolis

Rampa do Parque São Vicente

A rampa do Parque São Vicente tem 930 metros de altitude e tem sido a preferida dos amantes do esporte, pois reúne as melhores condições estruturais. A decolagem é feita por uma rampa de concreto para asa e parapente. O pouso fica a uma distância de 6 Km em linha reta, em Xerém, perto do pedágio, O vôo sobrevoa toda a serra nova. Tem algumas pessoas que pousam perto do Quitandinha, mas além de não ser legalizado, é perigoso por tratar-se de uma área de rotor.

São Vicente tem visual incrível do por do sol

Essa rampa também é muito procurada por turistas. É um local lindo para ver o por do sol, que se põe bem na frente da rampa. Tem fácil acesso e amplo estacionamento para carros.

Mas atenção: se você quer se divertir nessa rampa, é preciso ter um pouco de experiência e cuidado, pois o voo é rápido e dinâmico. Exige um bom nível técnico e de conhecimento. Procure um instrutor local e venha voar, vai se sentir como um super-herói, voando sobre a cidade e o lago.

Rampa do Alto Morin

A rampa do Alto Morin é a mais alta do estado, com 1.450 metros de altitude. Ela atrai os atletas mais experientes, pois tem térmicas fortes, grande desnível e belíssimo visual.

A decolagem é feita por uma rampa de gramado, tanto para asa delta, quanto parapente. O pouso é distante, tendo que sobrevoar a rampa de Siméria, no distrito de Fragoso. Sobrevoa também toda serra velha, como se tivesse decolado da Siméria. Se você quer se aventurar nessa rampa, é preciso ter muita habilidade e confiança, pois o voo é longo e exigente. Mas se conseguir, vai voar sobre um visual belíssimo, sobre a imensidão verde das montanhas.

O acesso a essa rampa é um pouco ruim, sendo mais fácil com carro 4×4 ou moto. Também tem a opção de ir caminhando ou de bike até o local de decolagem.

Rampa da Siméria

Outra rampa é a da Siméria, com decolagem feita no próprio bairro da Siméria. Tem 900 metros de altitude e é a pista mais agradável e a mais fácil para os iniciantes. A decolagem se dá por uma rampa natural para asa e parapente. O pouso é realizado em um campo gramado no bairro Fragoso, a uma distância em torno de 4,5 Km em linha reta. O voo é suave e tranquilo e sobrevoa toda serra velha.

Hike and Fly é outra opção de voo livre em Petrópolis

Outra opção para quem gosta de aventura é o “Hike and Fly”, ou seja, o atleta pode subir a montanha a pé e descer voando. Como Petrópolis tem muitas montanhas com boas trilhas de acesso, a pessoa pode aliar caminhada ao vôo de parapente, tornando a prática uma experiência inesquecível pela beleza do visual.

Alguns exemplos de vôos associados a caminhadas são a subida da Pedra de Itaipava, Morro do Cobiçado ou Morro do Castelinho. Alguns desses trekkings são mais suaves (como Castelinho) e outros um pouco mais pesados, que exigem um pouco mais de preparo físico e resistência, como é o caso da Pedra de Itaipava.

Outro ponto a observar é que no “Hide and Fly” o praticante deve caminhar ou escalar até o topo da montanha carregando seu próprio equipamento.

Procure sempre um instrutor antes de decolar

Essas são as três pistas de voo livre em Petrópolis, que podem proporcionar momentos de muita emoção e beleza para quem se aventura nesse esporte. Mas ATENÇÃO visitantes: coloque sua segurança em primeiro lugar, procure sempre um instrutor local antes de decolar! Existem várias escolas e instrutores que podem te ensinar a voar com segurança e responsabilidade.

Procure instrutores certificados pela CBVL (Confederação Brasileira de Vôo LIvre) e pela Anac. Muitas rampas não possuem fiscalização no local e acontece de instrutores sem experiência comprarem equipamentos e começarem a trabalhar como instrutores sem estarem certificados e com experiência atestada. Confira sempre e fique de olho na sua segurança!

Petrópolis tem muitas atrações além de ecoturismo e aventuras

Além disso, você pode aproveitar que está em Petrópolis e conhecer outras atrações da cidade. Petrópolis é um destino perfeito para quem busca cultura, natureza e aventura. Além da natureza, oferece centenas de atrações históricas e culturais como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal.

Conheça Petrópolis, uma cidade múltipla e apaixonante!

Informações Relevantes para Vôo Livre:

Rampa do Parque São VicenteEndereço: R. Paula Buarque, 260 – Quitandinha, Petrópolis – RJ, 25650-330
Rampa da Siméria Endereço: R. Manoel Francisco de Paula, 810 – Simeria, Petrópolis – RJ, 25645-090
Rampa do MorinEndereço: R. Oswaldo de Barros, 4000 – Morin, Petrópolis – RJ
Empresa Credenciada: Petrópolis FlyWhatsapp: 24-99261-5555 – Instrutor Eduardo
Instagram: @duduvoo
Instagram: @petropolisfly