A Casa de Santos Dumont surgiu como resposta a um desafio proposto ao nosso criativo inventor: ele apostou com os amigos que seria capaz de erguer a construção em um pequeno espaço íngreme e exíguo, na verdade uma pequena encosta vertical encravada no Morro do Encanto, em Petrópolis. Dessa forma, ele ganhou a aposta e levou para casa uma caixa de uísque. Dumont deu o nome de “Encantada” à construção. Literalmente, sua construção encanta a todos que a visitam. E ganhou esse nome por estar localizada no Morro do Encanto.
A “Encantada” é uma construção pitoresca, onde o inventor brasileiro (1873-1932) passava suas férias. É uma edificação de 1918, que mostra toda a inventividade do nosso aviador. A visita permite entender como funcionava a cabeça dele no dia a dia ele. Afinal, a construção foi feita totalmente fora de qualquer padrão das casas da época. Atualmente, a casa virou um Museu, que guarda informações e documentos de Dumont.
Conheça a Casa de Santos Dumont
A construção é um tipo de chalé alpino francês encravado em um terreno íngreme. O espaço é tão pequeno que foi concebida como uma única peça edificada.
O prédio é composto das seguintes áreas:
- três andares, e um terraço
- no primeiro andar, ou térreo, há um porão que servia de oficina; – no segundo, em peça única, a sala de estar / jantar, com biblioteca e estúdio;
- com acesso por uma escada quase vertical, sobe-se ao quarto, e o banheiro;
- por uma porta lateral, que se abre para uma ponte, tem-se acesso ao alto do terreno no nível do telhado, onde se encontra um mirante para observações astronômicas.
Curiosidades da Construção:
Conheça as comodidades, detalhes, móveis e equipamentos da Casa de Santos Dumont que conduzem à natural admiração dos visitantes:
- a cama, sobre um jirau estreito está sobre uma cômoda espaçosa de muitos gavetões;
- o banheiro possui um chuveiro com aquecimento a álcool, feito com um balde perfurado dividido ao meio, com entradas para água fria e quente, e duas correntes de dosagem da temperatura;
- os móveis da casa são complementos das paredes, técnica que empregou também na casa de Cabangu, em Palmira/MG, cidade onde nasceu, e hoje denominada Santos Dumont/MG;
- as escadas, íngremes, tanto a externa quanto a interna, tem os degraus recortados, em forma de raquete, para facilitar os movimentos de subida e descida, evitando tropeços;
- o observatório astronômico tem acesso sobre o telhado de flandres, por uma curiosa escada de degraus fixados a uma única viga central, e corrimão de cordas.
Informações úteis:
Prédio Histórico |
Endereço: R. do Encanto, 22 – Centro, Petrópolis – RJ, |
Bairro: Centro |
Cidade: Petrópolis |
CEP: 25685-081 |
Telefone:(24) 2247-5222 |