A Casa do Barão de Mauá é uma das construções mais antigas de Petrópolis (1852) e pertenceu ao famoso Barão e Visconde de Mauá. Está localizada próxima ao Palácio de Cristal ela foi a única casa construída por Mauá no Brasil.
Mauá foi uma das figuras de maior expressão na época do Brasil Império. É considerado o primeiro industrial do Brasil, antes mesmo de Getúlio Vargas dar o pontapé na industrialização brasileira. Foi ele quem trouxe os trens para o Brasil (construiu a Central do Brasil), os primeiros estaleiros (Praça Mauá não tem esse nome à toa), etc. Foi político, comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro.
Imponente Casarão Histórico
Construiu um império de empresas, mas acabou indo à falência. Deixou muitos feitos e marcos no processo de industrialização brasileiro. Morreu em 21 de outubro de 1889, aos 75 anos, de diabetes, menos de um mês antes da queda do Império.
A casa tem essa grande importância histórica, além de ser uma construção imponente até os dias de hoje. O terreno foi adquirido em 1848. O início da construção foi em 1852 e foi finalizada em 1854.
Em 1878 ela foi vendida para pagamentos de dívidas do seu proprietário.
Atualmente é um centro de ensino, mas é possível visitar e conhecer parte da casa. Os lindos jardins estão abertos à visita. O imóvel agora pertence à Prefeitura de Petrópolis, que a transformou em Casa de Educação.
Este imponente e histórico casarão em estilo neoclássico, que é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) , não se encontra bem preservado e necessita de intervenções na sua parte externa.
Fotos: PCVB
Endereço: Praça da Confluência, 03, Centro Histórico |
Bairro: Centro |
Cidade: Petrópolis |
Telefone:(24) 2246-8677 |
A visitação é permitida por fora e eventualmente abriga algumas exposições ou eventos.
Vale a visita pelo grande valor histórico do imóvel e do local