O Pico do Alcobaça é umas das montanhas mais imponentes de Petrópolis. A altitude é em torno de 1.833 metros medidos pelo GPS . O Alcobaça faz parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Entretanto, embora esteja dentro do limite do Parque, o acesso não é pela portaria.
A trilha é de nível moderado e feita em torno de 3h. Para quem curte fazer trilha, essa não pode ficar de fora. Recomenda-se fortemente a presença de um guia experiente para fazer a subida.
Pico está dentro de reserva Ecológica do Alcobaça
Para começar a caminhada, pegue a Estrada de terra da Rua José Pimenta, no Bonfim. A trilha vai passar por pequenas propriedades rurais instaladas no vale. Há dificuldades técnicas no caminho, que quase pode ser considerado uma “escalaminhada”.
A Reserva Ecológica do Alcobaça é uma área de preservação permanente da floresta. Em seu entorno, brotam diversas nascentes de água responsáveis por abastecer grande parte da região. O Alcobaça fazia parte da antiga Fazenda Alcobaça, que era propriedade da Companhia Petropolitana de Tecidos. Após a sua falência, essa área foi vendida para construção de condomínio, mas a população local se mobilizou e barrou a construção. Depois de muitas idas e vindas, em 1989 foi criada a Reserva Ecológica do Alcobaça e em 2008 passou a fazer parte do Parnaso. A área possui mais de 6.000.000 m² e ainda preserva trechos de mata primária da Mata Atlântica.
Acesso à trilha do Alcobaça é próximo ao Parnaso
Existem várias vias de acesso ao Pico do Alcobaça e a mais conhecida fica bem perto da portaria do Parque, no Vale do Bonfim localizado no distrito de Corrêas. Chegando próximo ao parque, pegue uma estradinha de terra e caminhe aproximadamente 30 minutos até chegar a uma bifurcação. Siga à direita em direção a uma plantação de flores que dependendo da época do ano fica muito bonita e florida. Nesse ponto já é possível avistar o Pico do Alcobaça ao fundo e é onde efetivamente começa a trilha.
Siga por um caminho entre a plantação e uma cerca. Atravesse um pequeno riacho, que é o último ponto de água da trilha. A partir do riacho a trilha segue em meio a Mata Atlântica e depois de 1:30h de caminhada a mata começa a diminuir, dando lugar a várias espécies de orquídeas e bromélias.
Cume tem subida com inclinação de 60 graus
Nesse ponto, o cume já está chegando. E essa é a parte mais arriscada da subida, pois a trilha possui uma inclinação média de mais de 60 graus, com muitas áreas muito escorregadias. Recomenda-se fortemente a presença de um guia experiente para fazer essa trilha.
Depois dessas 3 horas de subida chega-se a um cume bem largo e plano, de onde se avista uma extraordinária cadeia de montanhas , tendo ao fundo e muitas plantações de hortaliças e flores.